sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sim, celular é indispensável

Antigos rumores já profetizavam: o mobile marketing será uma das principais ferramentas de comunicação deste século. Walter Longo disse em entrevista que, na visão dele, o mobile será o item que mais crescerá dentro do mercado de comunicação. Claro que não só o Longo que destacou isso, em recente pesquisa do IBOPE, o celular só perdeu para a televisão entre os itens mais importantes do dia-a-dia e vale destacar que a diferença não foi tão grande assim, 70% do celular contra 77% da TV. Para os jovens, 45% “Não imagina a vida sem celular.” e 76% não saem de casa sem ele.
Essa breve introdução ainda não leva em conta as funcionalidades adicionais que estão nos celulares, como internet, músicas e até mesmo TV. Esse cenário mostra um aparelho que é muito mais um centro de entretenimento, diversão e facilidades.
Diante desse crescimento, a comunicação fica no meio, precisando intermediar o diálogo entre empresas e consumidores. Ainda bem que 30% da população considera a propaganda por celular como bem-vinda (IBOPE). Aos profissionais de comunicação cabe encontrar meios mais interessantes do que simplesmente transferir o texto clichê da TV para o celular. Por isso, destaco aqui algumas ações que vão muito além de publicidade, pois prestam um serviço e se tornam relevantes para o consumidor:
- NOKIA: ação onde a maior seta do mundo apontava na direção do estabelecimento que alguém enviava via SMS.



- Floricultura Giuliana Flores: o cliente recebe uma mensagem SMS confirmando que a encomenda foi entregue.
- Rmtc Goiânia: você envia um SMS e recebe os horários de ônibus para a sua localização.
- Aplicativo Heineken: serviço que indica bares onde a cerveja é vendida, com lista de taxis para depois do happy hour e uma calculadora para identificar quanta Heineken você precisa para fazer uma festa.
Fontes:
www.rmtcgoiania.com.br
www.njovem.com.br
www.chmkt.com.br
www.brainstorm9.com.br
www.ibope.com.br
www.mobilepedia.com.br

Este post foi publicado também aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário