quarta-feira, 28 de abril de 2010

O que deve ser mensurado?

Um dos pontos que mais tenho procurado referências são as métricas. Muitas vezes é difícil mostrar o valor real da comunicação, pois nem todas se refletem em vendas e nem sempre existe a possibilidade de fazer pesquisa antes e depois da campanha para medir recall. Por isso, transcrevo abaixo um trecho de um artigo que li no PROXXIMA, do Meio e Mensagem.
Neste caso, falando de do mundo digital, o autor (Ricardo Pomeranz) define três grandes linhas de objetivos e quais são as métricas utilizadas:

“Branding: o principal objetivo aqui é avaliar o engajamento do usuário. As métricas mais empregadas são número de visitantes, impressões nas páginas do site, número de páginas por visita, tempo gasto pelo internauta na interação com a marca, profundidade na navegação, visitas a áreas e tópicos específicos, e a relação entre visitantes novos e aqueles que retornaram.”

Aqui eu acrescento que um monitoramento de redes sociais cai bem, pois os comentários gerados pelas ações também aparecerão por lá. Tem um site chamado WEBMII que faz uma busca bem legal pela internet. Claro que não deve ser só ele, então se você tiver outras sugestões é só comentar.


“Geração de demanda: nesse caso o principal objetivo é analisar a conversão dos visitantes. As métricas mais usadas são registro dos usuários, pedidos de informação, funis de conversão, número de drop-offs, e downloads de estudos, catálogos e outras informações.”

Neste tópico acho super importante ressaltar que a navegação do site e o sistema de cadastro e informações são determinantes. De nada adianta fazer o internauta chegar até o site se o formulário de contato não funciona ou carrega com erro.

“Comércio Eletrônico: o principal objetivo é analisar as vendas e o comportamento dos consumidores. Algumas métricas empregadas nesse caso são número de visitantes, transações por visita, ROI por produto vendido e keyword cpc, localização geográfica dos consumidores, número de consumidores que retornaram e caminho ótimo de conversão. “

De forma geral, o Google Analytics resolve bem para ter essas métricas, ou seja, não necessita de grandes investimentos de comunicação no assunto mensuração. Agora não tem desculpa para não avaliar o resultado de determinada ação e muito menos para não apresentar esses resultados.


O mérito das informações acima não meu, eu apenas fiz questão de divulgar algo interessante. Para ler todo o texto clique aqui.

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