terça-feira, 20 de abril de 2010

Em Mídias Sociais o importante é ser relevante

“Faz um viralzinho.”, “Quero um perfil no twitter.”, “O blog vai revolucionar nossa empresa.”… todo mundo quer estar nas mídias sociais, mas se esquecem do mais importante: você é relevante o suficiente para estar nestes lugares?
Acho fantástica toda essa preocupação das empresas em acompanhar a evolução da comunicação, mas o bom senso ainda deve imperar. Ter algo que sua empresa criou sendo repassado de email em email é objetivo certamente válido (quem não quer um viral?), mas não acredito que vale tentar de tudo para conseguir isso. Digamos que você teve que fazer 20 campanhas até encaixar um vídeo que teve uma “viralização” razoável, mas o tempo e o dinheiro que gastou produzindo as outras 19 campanhas talvez não tenham sido pagas pelo viral. E isso não só para campanha, mas perfis, blogs e tantas outras ferramentas. Às vezes, o tempo gasto com isso não compensa o retorno porque estamos tão preocupado em aparecer que acabamos nos esquecendo da relevância daquilo que temos para dizer.
Ser relevante é dizer algo que faça diferença na vida das pessoas e twittar “ih, tah na hora de dormir” não é algo que vai fazer diferença na vida dos followers. Conhecer as novas ferramentas de comunicação, saber utiliza-lás e fazer uso efetivo disso é indispensável para as marcas da atualidade, mas saber o momento em que se deve fazer parte disso é tão importante quanto.
Então, listo alguns pontos que devem ser pensados antes de uma empresa entrar em uma rede social:
1 – Você tem algo relevante para ser dito? Vai acrescentar algo às pessoas?
Tudo que foi dito acima serviu para mostrar como este ponto é o mais importante.
2 – Você tem um objetivo claro daquilo que quer com uma rede social?
Caso não tenha isso, não vai compreender o resultado de suas ações.
3 – Você sabe quais as mídias sociais mais adequadas ao seu objetivo?
Produto certo no lugar errado é o mesmo que vender areia no deserto.
4 – Você vai ter como monitorar as redes sociais das quais fizer parte?
Lembre-se: se for fazer, faça bem feito. Respostas instantâneas e pessoais fazem toda a diferença.
5 – Você está preparado para um formato de comunicação baseado no diálogo e não no monólogo?
A comunicação deixa de ser a emissora e passa a ser um agente da conversa, falando e ouvindo (aliás, ouvindo mais do que falando).

6 – E claro, você sabe REALMENTE quem é seu público?

Não basta saber a classe social, tem que conhecer os hábitos, a idade, os sonhos, a motivação… assim você sabe qual a mensagem certa para passar e como isso pode ser feito.
Assim que souber todas estas respostas, daí você estará pronto para ingressar nas redes sociais e ser feliz. Antes disso, planeje, pense, avalie. Mas não demora demais, se não fica para trás.

Para você ter uma noção de como andam os dados do "mercado social":




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