sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Pornografia é um negócio excitante


Bom, trocadilhos a parte, a Revista Galileu (clique aqui) publicou um material que apresenta os dados da indústria pornô no mundo. Algo bem impressionante. Por exemplo, 43% dos internautas afirma ver peças pornográfica na internet, ou seja, quase metade das pessoas que acessam a internet buscam conteúdo adulto. Além disso, 1 em cada 3 internautas desse grupo é mulher (ééé... foi o tempo em que pornô era coisa só de homem). A pesquisa também aponta que no mundo 28.258 internautas acessam material pornô por segundo!

Sem pensar no moralismo, a pornografia na internet é um grande negócio, sendo responsável por cerca de 35% de todos os downloads da rede mundial. E isso para as empresas do entretenimento adulto é um grande mercado. Agora, usar isso de forma relevante para as empresas que não têm relação direta com o mercado do sexo já um assunto bem mais complicado. Mas não impossível, no vídeo abaixo, tem uma campanha da marca Diesel que usa como base filmes pornôs. Mas ter claro o objetivo da ação é quase mais importante que a própria ação, afinal ainda vivemos em uma sociedade que possui tabus em relação ao sexo. No caso da Diesel, penso que foi mais para gerar buzz do que qualquer outra coisa.

Mas voltando ao assunto, a força do mercado pornográfico é inegável e, assim como o mercado gay, exige que alguns pré-conceitos sejam quebrados para que a comunicação possa enxergar formas de tornar isso rentável para empresas que são do ramo e para aquelas que não são. Agora como fazer isso é a grande questão. Imagine saber que sua marca está sendo vista por quase metade das pessoas que acessam a internet?! Não tem como não ficar inclinado a fazer “um bannerzinho” no LiveJasmin (olha na animação que você vai entender), mas associar uma marca com o sexo explicito é muito complicado e exige uma avaliação de curto, médio e longo prazo.

Um dado que me deixou pensativo foi a estimativa de que a cada 5 peças pornográficas, 1 tem o envolvimento de crianças. Algo bem preocupante, socialmente falando, e que devemos pensar. Usar a pornografia como meio de receita é válido mas não exime nossa responsabilidade como adultos e protetores das crianças.

Falando nisso, o vídeo abaixo tem material inapropriado para menores de 18 anos e também não recomendo que seja assistido no horário de trabalho:




Sobre a pesquisa, um merecido destaque para a Galileu que conseguiu produzir um excelente material falando de pornografia e mostrando dados importantes sem perder a classe e o bom humor.

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