Mas não é só isso: 66% acreditam que propaganda tem caráter informativo e apenas 25% caráter persuasivo. (E o discurso aquele de que a propaganda obriga as pessoas a comprarem, gerando desigualdade social e reforçando o consumismo?!!)
E agora o fato que me deixou mais intrigado: os entrevistados acreditam que a propaganda atualiza as pessoas , diverte, dá mais escolhas ao consumidor, ajuda a gerar empregos e contribui para o desenvolvimento econômico. Ou seja, as pessoas não acham que a propaganda é o monstro que alguns discursos pregam por aí.
Isso só mostra que muitas o discurso repetido por muitos não tem fundamento e não acrescenta em nada na construção de uma sociedade mais equilibrada. A crítica faz parte de qualquer serviço ou produto, mas ela tem que ser embasada em dados reais e não no “achismo” de poucos.
Se para alguns a publicidade é repetitiva e fomentadora do consumismo, para a maioria ela é informativa, chamativa e inovadora. Um tapa de luva para muitos profissionais (sim, também estou revendo meus conceitos.)
Bom, agora que a imagem da publicidade como “ferramenta capitalista do imperialismo consumista”caiu por terra, qual será a nova arma de ataque a propaganda? Só para mostrar que mais gente defendendo a propaganda, vai um vídeo criado pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade:
Essas informações estão no site do IBOPE e nada mais justo do que deixar o link para vocês lerem a notícia da íntegra aqui.
A imagem veio daqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário