segunda-feira, 14 de março de 2011

Classe C – Uma sociedade sendo descoberta

Há algum tempo tenho visto que a classe C tem ganhado destaque no cenário econômico e na comunicação. E também não era para menos: hoje a Classe C equivale a 100 milhões de brasileiros. E com eles vêm à tona valores e princípios muito característicos, como por exemplo:

- A classe C concentra a maior faixa de indivíduos com idade até 34 anos
- E formada 45% por negros, enquanto as Classes AB são formadas 67% por brancos (algo esperado em um país com a história racista como o Brasil)
- Quanto mais baixa é a classe (D e E), mais autonomia e responsabilidade as mulheres têm, sendo então elas as chefes da família
- É uma Classe menos preocupada com a qualidade da alimentação
- Em sua maioria, possuem apenas o ensino médio completo
- Em relação à mídia, consomem mais TV do que cinema, mídia impressa e TV por assinatura

Esses são apenas alguns pontos colocados pela pesquisa realizada pelo IBOPE, mas já mostra algumas coisas bastante peculiares, além de algumas obvias (como o consumo de mídia). Mas no contexto, podemos ver que a Classe C tem hábitos bastante distintos e que por isso suas atitudes de compras precisam ser levadas em consideração ao comunicar algo para esse público. Para você saber mais sobre a nova classe média do Brasil, dá uma olhada nos vídeos abaixo:

Breakonsumers - I from Limo Inc on Vimeo.



Breakonsumers - II from Limo Inc on Vimeo.



Breakonsumers - II from Limo Inc on Vimeo.


Breakonsumers - IV from Limo Inc on Vimeo.


Fonte da Pesquisa: http://www.ibope.com/maximidia2010/




Um comentário:

  1. Vocês não acham que a diferenciar a população em classes também é uma forma de discriminação?

    ResponderExcluir